Escrito por: Redação Ademicon

Planejamento Financeiro, 5 min de leitura • Publicado em: 12/12/2023

Quatro dicas de uso do 13º no seu consórcio

Saiba como utilizar o valor recebido para impulsionar ou regularizar o seu investimento

Quatro dicas de uso do 13º no seu consórcio

Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a segunda parcela do décimo terceiro salário deve injetar R$ 106 bilhões na economia do país.   Se você tem um consórcio e gostaria de utilizar esse valor no seu investimento, confira algumas das possibilidades de uso lendo este post!  

Regularizar pagamentos em atraso 

Muitos brasileiros utilizam o valor recebido do 13º salário para regularizar contas em atraso. No caso dos consórcios, é fundamental colocar em dia as prestações pendentes para participar normalmente das assembleias. Além disso, estar adimplente garante a segurança e o direito de compra dos demais participantes do grupo.   Caso o consórcio já seja contemplado, é importante que o cliente entre em contato com a administradora para conhecer quais são as possibilidades de regularização.  

Ofertar lances 

Se todas as obrigações do consórcio estão em dia, é possível utilizar o 13º salário para tentar antecipar a contemplação. O valor recebido pode ser ofertado como lance, ou, caso haja uma reserva financeira com esse propósito, é uma oportunidade para aumentar o saldo.   A definição do lance vencedor segue critérios como o maior valor total, maior percentual em relação ao crédito ou outros critérios preestabelecidos, sempre garantindo a igualdade entre os consorciados.  A Ademicon oferece aos seus clientes diversos tipos de lance. Saiba mais sobre cada um deles: 

lances-no-cons c3 b3rcio

Antecipar o pagamento de prestações 

No caso de consorciados já contemplados, é possível exercer o direito de antecipar o pagamento de prestações. Essa prática, conhecida como amortização, não apenas alivia o orçamento mensal, mas também reduz os valores pagos com a correção do crédito.  Existem três formas de antecipar as parcelas: quitando as prestações que vão vencer, quitando as prestações a partir da última ou diminuindo o valor de todas as próximas parcelas mensais, considerando a quantia antecipada. Para saber quais opções são aceitas pela administradora, consulte o contrato.  

quitacaoconsorcio

Complementar o valor do crédito 

Por último, essa dica é para o consorciado já contemplado que não utilizou o crédito ou simplesmente para quem for contemplado neste fim de ano. É possível usar o 13º salário para complementar o valor do crédito. Essa ação possibilita adquirir um bem ou contratar um serviço acima do montante inicialmente previsto.  Viu como as possibilidades são ótimas? Se você ainda tem dúvidas, a Ademicon, maior administradora independente de consórcio em créditos ativos do Brasil, está à disposição para atendê-lo! E, claro, você também pode conferir diversos outros temas aqui no Blog Ademicon! 

Ainda com dúvidas?

Chegou até aqui e ainda está com dúvida?

Contamos com uma equipe totalmente capacitada para te auxiliar no que for necessário. Simule agora e um consultor entrará em contato!

Simular agora